SINAIS DOS TEMPOS

 



 
Neste presente momento, estamos sendo privilegiados por Deus, pois temos visto e certamente participado do cumprimento de diversas profecias, proferidas a séculos e referentes aos "tempos do fim". É notório o que Deus tem feito, bem como, a ação do homem e do príncipe deste século, transformando em realidade a Palavra Bíblica.

E nestas coisas, a nossa alma deve regozijar. A alegria precisa estar estampada em nossas faces, pois o Senhor vive e cumpre a sua Palavra. É certo que muitos discordam desta afirmação, é lamentável o fato, mas poucos têm-se deixado mover pelo Santo Espírito, tornando-se em homens insensíveis e duros de coração. No entanto, o homem espiritual em tudo se alegra e glorifica o nome do Senhor.
"E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas. E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima" (Lucas 21:25-28)
O mundo aposta em suas próprias capacidades para resolver seus problemas. Muitos falam em progresso e em crescimento. Porém, nós preferimos crer nas Palavras de Jesus. Estamos atentos aos sinais, olhando para cima e levantando as nossas cabeças. A nossa redenção se aproxima.
A nossa espera pela vinda do Senhor não deve estar relacionada apenas aos momentos finais desses sinais, mas ao momento em que tais sinais começarem a acontecer. Esse momento, cremos, já está ocorrendo. Os sinais finais, considerando a sua progressividade, já começaram a ocorrer de forma incipiente. Dia após dia, eles se intensificarão. Para quem não está atento à concretização dos sinais, a probabilidade de ser pego de surpresa quando as coisas ficarem mais claras é muito grande, pois, como os fatos ocorrem quase que diariamente, vai se criando uma espécie de condicionamento ou acomodação na mente das pessoas. Ou seja, para quem não está atento, as mudanças, por serem diárias, vão se tornando quase que imperceptíveis, assim como para os habitantes dos dias de Noé era quase imperceptível o avanço que ele fazia dia após dia na construção da arca (Mateus 24:37-39).
 
O apóstolo Paulo em uma carta a Timóteo e afirma:
"Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; pois os homens serão egoísta, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobediente aos pais, irreverentes, não amarão ao próximo, serão duros, caluniadores, sem domínio próprio, violentos, inimigos do bem, traidores, atrevidos, amarão mais os prazeres do que a Deus." (2 Timóteo 3.1-4). O que temos visto não é idêntico as palavras de Paulo?
 
É a violência que anda cada dia maior, já não há segurança. A vida perdeu o seu valor, mata-se por qualquer futilidade. A imoralidade; a prostituição que tem destruído a juventude; homossexualismo que ganha cada dia mais destaque e torna-se normal na sociedade; O amor ao próximo já não existe e as coisas desta terra são mais importantes na vida, do que servir a Deus, amá-lo.
Devemos está atento a esses fatos e às entrelinhas que acompanham tais fatos. Estamos nos aproximando do tempo em que ficará praticamente inviável frequentar alguns lugares, poder sair em segurança e conviver até mesmo em família, o Espírito Santo nos mostre as decisões certas a serem tomadas no momento certo, estamos próximos ao clímax da maldade humana sobre a face da Terra. O Senhor Jesus compara tais dias aos dias de Noé e de Ló
 
“Cuidado, que ninguém os engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo! e enganarão a muitos. Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras... Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. Tudo isso será o início das dores. Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. ...muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará... Haverá grandes pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu”. Mateus 24:4-13; Lucas 21:19.
 
 Falsos profetas realizam sinais para ENGANAR até mesmo os que têm fé. Ligue sua TV e você verá muita gente sendo enganada em nome de Deus. O que está faltando se cumprir? O último sinal predito é a profecia de Jesus, de que o evangelho seria pregado em todo o mundo, antes de Sua volta. Isto está quase se cumprindo, pois o cristianismo é hoje a maior religião do planeta, com 2,1 bilhões de adeptos, em mais de 200 países.
Jesus prometeu que viria uma primeira vez, e veio. Prometeu que iria dar Sua vida, e cumpriu. Ele prometeu que iria ressuscitar, e ressuscitou no terceiro dia. E antes de subir ao Céu, disse que voltaria. O que você acha? Será que o cumprimento daquelas promessas não seria a GARANTIA de que a última – a Segunda Vinda – também se cumprirá? “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: ‘Sim, venho em breve!’ Amém. Vem, Senhor Jesus!” Apocalipse 22:20.  Temos que pregar o Evangelho a toda criatura. Enquanto tivermos fôlego e o Senhor permitir, estaremos aqui em comunhão com os irmãos em Cristo e alertando a todos os nossos leitores e ouvintes. O fim vem. MARANÁTA!!! Pr. Ciro R. Desiderio.

 

 

 


EXAMINEM-SE OS HOMENS A SI MESMO

 

 

 

 

 


 Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram, a ele e também aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.
Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem. Então repartiram as vestes dele, deitando sortes sobre elas.
 E o povo estava ali a olhar. E as próprias autoridades zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou; salve-se a si mesmo, se é o Cristo, o escolhido de Deus.
Os soldados também o escarneciam, chegando-se a ele, oferecendo-lhe vinagre,
 e dizendo: Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo.
 Por cima dele estava esta inscrição [em letras gregas, romanas e hebraicas:] ESTE É O REI DOS JUDEUS.
 Então um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Não és tu o Cristo? salva-te a ti mesmo e a nós.
 Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação?
 E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal fez.
 Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
 Era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até a hora nona, pois o sol se escurecera;
 e rasgou-se ao meio o véu do santuário.
 Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.
 Quando o centurião viu o que acontecera, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo.
 E todas as multidões que presenciaram este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltaram batendo no peito. Lucas 23: 33-48.



 

 

 

 

   Foi um pedido ousado, difícil, mas, para Jesus, não há impossíveis. Pela obra graciosa de Cristo, aquele criminoso viu abertas as portas do Reino, para estar, para sempre, com o Salvador. Na verdade o que ele fez na integra foi examinar a si mesmo, percebeu a tempo que aquele Homem era o próprio Deus. A Palavra de Deus diz que se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar de toda as nossas transgressões.  Com Jesus é assim, Se tiveres fé como um grão de mostarda, verás maravilhas, subirás montes de dificuldades, cruzarás vales de sombra e morte, atravessarás mares e suplantará as dificuldades, mas serás vitorioso, como aquele ladrão da cruz.


Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. I Corintios 11: 28-32

Não importa a circunstância da vida pela qual estamos atravessando, talvez seja neste exato lugar, neste exato momento, que o Senhor Jesus Cristo irá nos encontrar. A Palavra nos diz que o Senhor é homem de dores, e que sabe o que é o sofrimento. Cheio de compaixão, cheio de misericórdia, o Santo do Senhor estava ali na vida daqueles pecadores. Reconhecer que somos pecadores, carentes e necessitados da graça é que alegra o coração de Deus. O  Senhor tem prometido que jamais desamparará os seus. Não importa quais tipos de aflições nos afligem, nem o tamanho das +angústias pelas quais passamos, o Senhor nos consolará a cada dia, nos fortalecerá e nos guiará, e em breve nos receberá em Seu reino de amor.  Saber que Deus se fez homem e viveu entre nós. Jesus pregou Seu último sermão lá na cruz e teve dois ouvintes. Um deles buscou a Jesus apenas por motivos egoístas e não conseguiu enxergar a dimensão da bênção espiritual. Fechou seu coração e morreu sem esperança. O outro também queria ser libertado da cruz, mas isso era de menos. Ele enxergou a sua situação miserável de pecador. Ele clamou por perdão. Pediu salvação. Jesus não o tirou da cruz, não o libertou da morte. O ladrão morreu, mas, morreu com esperança. E no Reino dos céus você poderá contemplar e conversar com este homem transformado, e Jesus está vivo a direita do pai intercedendo por toda humanidade, esperando que entendam, como o malfeitor da cruz entendeu sua condição. Pr. Ciro

 

 LEVANTAI Ó PORTAS AS VOSSAS CABEÇAS!

 

Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.


 "Levantar" é sinal de reverência e admiração, ou seja, quando o salmista profetiza: "Levantai, ó portas, ...", ele diz para que os que exercem domínio levantem-se em reverência àquele que subiu ao monte do Senhor e que se assentará para reinar no seu Santo monte! 'Levantar' é um sinal de respeito. É uma forma de reconhecimento de que àquele que adentrou nalgum recinto é digno de reverência. É uma ato semelhante ao recomendado por Davi: "beijai o Filho".

 

Observe os versos seguintes:

"Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra" ( Pv 31:23 );

"Quando eu saía para a porta da cidade, e na rua fazia preparar a minha cadeira..." ( Jó 29:7 ).

Quando o Salmista clama: "Levantai, ó portas as vossas cabeças..." (v. 7), ele profetizou acerca dos poderosos (príncipes, juízes, magistrados, anciões, nobres etc.) que exercem domínio e juízo entre os homens.

Quando os homens, à época de Jó, viam-no aproximar-se da "porta" da cidade, ou seja, do lugar próprio aos que exerciam a liderança na antiguidade, eles de pronto preparavam a cadeira (lugar) para Jó se assentar. Os jovens deixavam o recinto, os príncipes nada diziam  e os velhos colocavam-se e permaneciam em pé em sinal de reverência ( Jo 29:7 -10).

Ao registrar a profecia que sua mãe havia ensinado, o rei Lemuel deixou registrado que a mulher, quando cheia de virtudes, faz com que o seu marido assuma posição de destaque às portas da cidade, assentando-se entre os anciões da terra ( Pv 31:23 ).

Ou seja, o 'assentar-se' à porta em Pv 31:23 é o mesmo que a 'cadeira preparada' no livro de Jó 29:7 .

Observa-se que o lugar onde os magistrados, príncipes, sábios, etc. reuniam na antiguidade era denominado de "portas". As 'portas' eram vetadas as pessoas comum do povo. Somente os que exerciam influencia na sociedade é que poderiam ter acesso ao local denominado "portas".

Vemos então que o verso 7 do Salmo 24 refere-se ao domínio eterno de Cristo, quando na segunda vinda, como filho de Davi, Rei e Senhor de toda a terra. De igual modo, ele já se assentou na condição de Senhor nos céus.

"Levantar" é sinal de reverência e admiração, ou seja, quando o salmista profetiza: "Levantai, ó portas, ...", ele diz para que os que exercem domínio levantem-se em reverência Àquele que subiu ao monte do Senhor e que se assentará para reinar no seu Santo monte!

'Levantar' é um sinal de respeito. É uma forma de reconhecimento de que àquele que adentrou nalgum recinto é digno de reverência. É uma ato semelhante ao recomendado por Davi no saslmo segundo: "beijai o Filho".

Enquanto que 'beijar o Filho' é um reconhecimento da divindade de Cristo ( Sl 2:12 ), 'levantai' refere-se ao ato reverente dos que exercem domínio quando Cristo se assentar para reger as nações com vara de ferro ( Sl 2:9 ).

É o mesmo que dizer: Levantem-se e reverenciem o Rei da Glória, pois Ele entrou e se assentou entre as nações para exercer o domínio.

O ato de levantar diz da reverência àquele que entrou no lugar próprio, ou que, por direito, exercerá o domínio. Os homens que exercem o domínio devem levantar, deixando as suas posições, ou seja, levantar 'as cabeças'. Porta, portais, ou entradas diz do local que se dá o exercício do poder nos reinos, principados e potestades.

Além de Jesus exercer o domínio entre os homens, Ele exercerá o domínio sobre os principados e as potestades celestiais ( Ef 3:10 ), por isso o Salmo diz: "... levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória" (v. 7).

As "entradas eternas" (portas) diz de um reino que não é deste mundo onde Cristo exercerá domínio para sempre.

Agora, após definir os elementos que compõe os versos 7 a 10 do Salmo 24, falta analisar a sua composição geral.

Os versos 1 e 2 demonstram a quem pertence a terra e porque pertence a Ele o domínio "Do Senhor é a terra (...) pois ele a fundou..." (vs. 1 e 2). A terra pertence ao Senhor porque Ele a estabeleceu.

O primeiro ciclo de perguntas indaga sobre quem se assentará no santo lugar, o monte santo do Senhor (v. 3), e completa-se com o segundo ciclo de perguntas: "Quem é o rei da glória?" (v. 8).

O rei da glória que entrará e assentará diante dos que O reverenciam (cabeças) levantando-se é Cristo Jesus, o Senhor. Ele é o Senhor de toda a terra (v. 1), Aquele que é limpo de mãos e puro de coração (v. 4), o Rei da Glória (v. 8)!

"As portas" diz do governo humano, e os "portais eternos" da regência (domínio) celestial.  Cristo é poderoso em batalhas (forte e poderoso) e Ele mesmo conquistará os reinos e o domínio sobre toda a terra com mão poderosa. Ele se assentará para dominar a todos os povos "Quem é esse Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra" (v. 8).

O rei da Glória é o mesmo que está entronizado entre os serafins, pois Ele é o Senhor dos Exércitos (v. 10) "E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória" (Isaías 6: 3