Bem-vindo ao nosso site I.E.M-SERT

Portanto levantai as mãos cansadas, e os joelhos vacilantes,


e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado.


 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,


 tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem;

 

Notícias e mensagens

Navegue e encontre maravilhosas mensagens e artigos sobre vários assuntos.

FOI UMA FESTA MARAVILHOSA!

O GRUPO DE TEATRO DA IGREJA EMANUEL APRESENTOU UM LINDO TRABALHO PARA JOVENS, VALEU, FOI MUITO BOM!.

LOUVAMOS A DEUS POR MAIS UM ANO DE VITÓRIA!

A Igreja Evangélica Emanuel está completando cinco anos de sua fundação em Sertãozinho - SP, estamos comemorando estas bodas com alegria, pois vivemos grandes momentos de lutas e dificuldades mas, com muitas vitórias, realizações, e conquistas que  alcansamos neste período. A nossa prioridade é ensinar a palávra de Deus sem misticismo, e expor de uma maneira simples e genuina para que todos compreendam o grande amor de Deus e o sacrificio da cruz, e que Jesus Cristo é o único caminho para Deus. Implantamos a fundação Emanuel, uma grande conquista, mas, louvamos por muitas almas que desceram às águas do batismo e restauraram suas vidas e também a família, temos muito a fazer para o reino de Deus, isso é só o começo de uma grande óbra do Senhor.                       

                                   LOUVOR E ADORAÇÃO

 

                  Cantora Sirleane louvando ao Senhor

                                                                                                                        

 

     

                 Grupo de louvor da Igreja Evangélica Emanuel

 

 

                      MINISTRAÇÃO DA PALÁVRA

O pastor Valdecir da Igreja Presbiteriana Renovada ministrando a palávra

 

 

     AS CRIANÇAS E JOVENS LOUVANDO COM COREOGRAFIA

 

 

 

                                             COREOGRAFIAS

 

O 2º DIA DE FESTA E AÇÃO DE GRAÇA MARAVILHOSO O PODER DE DEUS!

  Em cada irmão em cada visitante podíamos ver a alegria de todos por sentirem a presença de Deus, todos como um só adorando e louvando, sendo ministrado pelo Espirito santo. O servo de Deus Hudson de Souza da Igreja do Evangélho Quadrangular ministrou a palávra de Deus, muito lindo o trabalhar do Senhor, estamos felizes e grato ao nosso Deus por todas as coisas que  tem feito, Deus abençoe a todos que tem colaborado com esta óbra.

Hudson  mistrando a Palávra de Deus

 

TESTIMUNHO E LOUVOR

o irmão Airton testemunhando o milagre que Deus fez na vida da sua esposa que estava desenganada pela medicina.

 o irmão Airton louvando com seu violão, grato pelo milagre que Deus fez em sua família, o Irmão Airton é o pai da cantora Sirleane que esta louvando no 1º quadro no alto.

PRESERVAR A FAMÍLIA DOS PODERES DAS TREVAS

 

 
 
 
 
O apóstolo Paulo quando estava em Éfeso, travou muitas batalhas vitoriosas contra os poderes das trevas. A guerra, no entan­to, ainda estava em andamento, porque o inimigo é muito persistente. Se ele se afasta depois de tentar alguém, mas sem sucesso, sua ausência será apenas "por algum tempo" (Lc 4.13). Um espírito maligno, uma vez expulso, achará reforços e procurará retomar o seu lar perdido (Mt 12.43-45). O apóstolo, escrevendo da sua prisão em Roma, ad­verte os efésios a serem vigilantes e preparados. Como ele podia fazer com que a sua mensagem fosse vivida para os seus leitores? Acorrentado a ele há um soldado romano em plena armadura, provavelmente um veterano de muitas guerras. Ah! pensava Paulo, seria bom que o povo de Deus fosse assim na vida espiritual — completamente armado, forte, disciplinado, vigilante. Curvando-se sobre o seu ma­nuscrito, chega à conclusão da sua carta: "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus".                                                                                    Seja Forte para o Conflito pois o inimigo quer destruir principalmente as famílias ! (Ef 6.10-12)
 
"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor". Ser forte "no Senhor" indica que a fonte da nossa força está em nosso relacionamento com Cristo. A força é dEle, mas, pela fé, torna-se a nossa força. Cristo é a fortaleza do seu povo. Ser forte é o nosso dever; colocar a nossa família debaixo da proteção de Deus. Podemos ter confiança forte, esperança forte, perseverança forte, amor forte, nossa casa estará fortalecida quando estamos em comunhão com Ele. Note que recebemos a exortação de sermos fortes no Senhor antes de recebermos a ordem de colocarmos a nossa armadura. Um soldado pode ter um belo uniforme e armas de primeira qualidade, mas isso nada adiantará se ele não tiver coragem.
 
"Revesti-vos de toda a armadura de Deus". É armadura que precisamos vestir, porque a vida é um campo de bata­lha, e não um piquenique. E a armadura de Deus que te­mos que vestir, pois foi Ele que a providenciou. Devemos vestir toda a armadura de Deus, porque cada parte de nós precisa de ser protegida. "Para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo". O grande inimigo do homem e da família, é um veterano feroz e malicioso. Ele luta, não em terreno aberto, mas por assaltos repentinos e investidas secretas e astutas.
 
"Porque não temos que lutar contra carne e sangue". O conflito não é contra os mortais fracos, mas contra "principados e potestades". A luta não é contra demônios co­muns, mas contra espíritos de alta posição. Provavelmente são espíritos caídos que tinham antes uma alta posição no Céu e agora mantêm uma posição semelhante entre as hostes de anjos caídos. "Contra os príncipes das trevas deste sé­culo" ou, como alguém traduziu: "contra os dominadores mundiais destas trevas". Os espíritos malignos têm um domínio especial nesta terra e não estão dispostos a serem expulsos das suas posições, não há nenhuma parte do glo­bo para onde a sua influência não se tinha estendido. Re­gem nas "trevas". A escuridão é o elemento em que traba­lham e o resultado que produzem. Produzem confusão, ignorância, crime, terror e todas as formas de miséria. Contrastam-se com os filhos de Deus, que são filhos da luz e vivem no elemento de conhecimento, pureza, paz, alegria e santidade. "Contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais". Sua natureza é maligna, sua comissão é maligna e sua obra é maligna. Estamos assentados com Cristo "em lugares celestiais", mas mesmo ali não estamos isentos do conflito. Assim como Satanás penetrou o Céu para acusar Jó (Jó 1), também penetra os "lugares celestiais" da experiência espiritual para nos atacar e destruir as famílias como nos fala as escrituras em (Jó 1).
 
"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes". A armadura do cristão não é para um desfile, nem é uniforme de gala para festas. O inimigo precisa ser enfrentado. O que é o "dia mau"? É o dia em que as forças do mal atacam. Também é mau por causa da possibilidade de derrota.
 
                               A armadura inteira de Deus inclui:
 
 
 
 
1. O cinturão da verdade"Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade". O cinturão con­servava a armadura no lugar apropriado, dando força e li­berdade de ação.
 
2. A couraça da justiçaO peito desprotegido da nossa própria justiça não desviará os dardos malignos do inimi­go. Se, porém, apelamos à justiça de Cristo, que é imputa­da àqueles que nEle creem, certamente seremos invulneráveis.
 
3. Sapatos de preparação"Calçados os pés na prepa­ração do Evangelho da paz" (cf. Is 52.7). Nossos pés de­vem ser calçados com a disposição de enfrentar o inimigo. A sandália romana tinha pregos embaixo, a fim de firmar-se em terreno escorregadio ou inclinado. Assim também a paz de espírito, que é o fruto do Evangelho, nos conservará firmes em cada emergência. Nesses dias de tensões e con­fusão, Deus não nos deixará deslizar para a depressão e descrença.
 
4. O escudo da fé"Com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno". Nas guerras daqueles tempos, flechas com pontas de matérias inflamáveis acesas eram atiradas para dentro das cidades, a fim de incendiar as suas construções. Nossas famílias são as construções que o diabo que destruir.
 
5. O capacete da salvaçãoSe possuímos consciente­mente a verdadeira salvação e estamos desfrutando dela, passaremos sem dano por tentações que, em outras circuns­tâncias, poderiam nos derrubar. A taça cheia não tem lugar para veneno. O olho que está contemplando as distantes montanhas brancas não vê as imundícies e frivolidades em derredor. Aquele que tem as primícias da felicidade eterna não as abandonará facilmente para os prazeres momentâ­neos do pecado.
 
6. A espada do Espírito"E a espada do Espírito, que é a palavra de Deus". As outras partes da armadura eram defensivas, essa é usada para o ataque e a defesa. A Pala­vra de Deus é descrita como sendo uma espada, porque penetra todos os disfarces do erro e porque desnuda "as ciladas do diabo". Essa arma foi usada por Cristo durante a sua grande tentação. E continua sendo a única arma de ataque do crente. Seja qual for a forma da tentação, para nos levar ao desespero, descrença, cobiça, orgulho, ódio ou mundanismo, pode ser destruída e vencida por um "assim diz o Senhor". A Palavra de Deus tem o propósito de ajudar na batalha contra o mal, e aquilo que foi escrito com respeito ao Messias (Is 49.2) pode ser um atributo de cada cristão - "com o sopro dos seus lábios matará o ímpio" (Is 11.4).
 
Proteger nosso lar com oração! (Ef 6.18-20)
 
Embora a oração tivesse sido subentendida nas exortações acerca da armadura, agora é mencionada com clareza. A oração que é necessária tem seis características:
 
1. Múltipla'Toda oração" significa todos os tipos de oração - secreta, pública, em alta voz, silenciosa, breve, prolongada.
2. Incessante"Orando em todo o tempo". Como pode­mos "orar sem cessar"? É possível cultivar uma atitude de oração tal, que possa erguer o coração a Deus em qualquer momento do dia.
3. Espiritual"Orando... no Espírito" (cf. Rm 8.26; Jd 20). Podemos distinguir três graus de oração; primeiro, meramente repetir orações, que não têm poder de comover Deus nem os homens; segundo, o orar com intensidade e sinceridade - o que comove Deus e os homens; terceiro, o grau mais alto de oração é atingido quando o Espírito San­to está orando através da pessoa.
4. Com vigilância"E vigiando nisso" - contra a forma­lidade, a negligência e o esquecimento. Vigiando, também, pela resposta, assim como alguém aguarda uma carta im­portante.
5. Perseverante"Com toda perseverança" (cf. Mt 15.21-28).
6. Compreensiva"Por todos os santos". Este é um dos grandes objetivos de se agrupar todos os santos em um só corpo, a Igreja e também a família, a fim de que sejam sustentados na guerra e no serviço, por orações uns pelos outros, e protegidos de deslizes, enfermidades e pecados mortíferos. Paulo nunca se sentia tão forte que pudesse passar sem as orações e ajuda de outros (vv. 19,20). Pede oração até o fim, para que o seu cativeiro não lhe fizesse perder a liberdade e a coragem quanto ao falar.
 
                                         Preservar a família dos poderes das trevas Atitudes e prática
 
  Ao aceitar o Senhor Jesus Cristo como Salvador e Mestre, aceitamos uma posição destacada em prol da retidão e do serviço consagrado. Há, porém, muitas influências no mundo que, se possível, nos levari­am a duvidar, e então abandonar a nossa posição. Por isso as exortações: "Fortalecei-vos"; "Estai, pois, firmes". Temos que ser perseverantes em seguir a Cristo (Jo 8.31). O guerreiro cristão tem que dizer: "Estou resoluto em perseverar até ao fim". Somos admoestados a ser firmes e ina­baláveis na obra do Senhor (1 Co 15.58). Estamos oprimi­dos pelo senso de fracasso em nosso serviço ao Senhor? A verdade é que todo trabalhador bem-sucedido passou pela mesma experiência. Continue avançando! Devemos con­servar com firmeza a fé (Cl 2.5; 1 Pe 5.9; Jd 3). Enquanto tantas doutrinas falsas são semeadas em derredor, devemos ficar firmes no nosso testemunho (Hb 4.14; 10.23). Dar testemunho frequentemente é uma fonte de fortaleza espiritual. Cada vez que testificamos, estamos firmando a nos­sa posição na rocha. A aflição testa o nosso poder de ficar firmes (Rm 8.35-37). Podemos ainda conservar a vitória quando as coisas não estão indo bem? Se podemos, estamos fortes no Senhor.
 
É um assunto severo e implacável este de ficar em pé no meio de ataques e tentações! O ficar firme não somente galga a aprovação divina, mas também traz a sua própria recompensa na forma de um aumento de força. Os peles-vermelhas acreditam que as forças dos inimigos mortos na luta passavam para os vencedores; assim, cada tentação resistida e cada conflito vencido fortalece os nossos músculos espirituais.
 
Notemos que Paulo não menciona nenhuma armadura para as costas; não existe a alternativa de fugir do inimigo.
 
Como podemos nos preparar? Os soldados se preparam para a guerra ao aprenderem a usar armas em tempos de paz. O guerreiro cristão se prepara para o dia mau pelo exercício constante dos meios da graça. A resistência à ten­tação repentina é mais vigorosa quando a bondade se torna um hábito arraigado. A pessoa que põe em prática a cada dia os preceitos da Palavra de Deus é armada para enfrentar um ataque repentino. Aquele cujo deleite é a comunhão com Deus e cujo coração se ocupa com as virtudes cristãs terá pouco lugar para as sugestões do inimigo. Por outro lado, se a vida de alguém está minada com o mal, o mais suave sopro de vento o derrubará (cf.Mt 7.24-28).
 
 A armadura de Deus"Revesti-vos de toda a arma­dura de Deus". Noutros trechos é chamada "armas da jus­tiça" (2 Co 6.7) e "armas da luz" (Rm 13.12). A armadura representa aquela santidade da alma que é transmitida pela graça de Cristo, que nos liberta do mal e nos fortalece para resistir o mal. Por que é chamada de armadura de Deus?
 
 Somente Deus pode concedê-laOs filósofos po­dem emitir belos sentimentos e preparar códigos de condu­ta, os psicólogos podem escrever suas preleções de "ani­mação" sobre o sucesso e o viver eficiente. Somente por meio do poder de Deus, porém, é que o mal pode ser con­quistado. O Evangelho não é bom conselheiro; é boas no­vas - notícias de que Jesus quebrou o poder do pecado. É a armadura de Deus porque podemos usá-la somente quando estamos em comunhão com EleAo negli­genciarmos os meios da graça, podemos esquecer ou per­der certas partes da nossa armadura e assim ficar expostos a feridas pelos dardos do inimigo. Através da oração e do arrependimento, podemos pedir ao Senhor a peça que nos falta. A nossa armadura está completa? É a armadura de Deus porque a proteção que dá se deve ao poder de Deus por dentroHá algum tempo foi inventado um revestimento que protege o ser humano con­tra os perigos da eletricidade em alta tensão. A proteção consiste em uma roupa de gaze de bronze, de tecido fino, que cobre inteiramente o corpo e as extremidades, de tal maneira que a corrente, se passar por cima do corpo, so­mente chegará até a superfície metálica, e de lá será conduzida para fora, sem causar danos. De semelhante maneira, as tribulações que faz desmoronar as famílias  são neutralizadas pela armadura espiritual do Espírito de Deus. A atmosfera é carregada com correntes perigosas do mal, que nos destruiriam, não fosse a nossa proteção com a "força do seu poder". É a armadura de Deus porque Cristo, o Deus-homem, foi revestido com ela e com ela derrotou o ini­migoAssim como os soldados aprendem a manejar as suas armas ao olhar os métodos de um veterano, pode­mos aprender a empregar a armadura de Deus ao obser­var como foi usada pelo Capitão da nossa salvação. Assim podemos preservar a nossa família dos ataques dos principados e potestades e dominações da maldade. Pr, Ciro R. Desiderio.
 
 
 
Postado por Blogciro

 

 

 

CRISTO VIVE EM MIM

 
 
  
   Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
  Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde. Gálatas 2: 20-21              
  Tenho tratado deste assunto com muito interesse, por que  vejo a superficialidade em relação a verdadeira conversão, sei que Deus espera de cada um que se arrepende  dos seus pecados uma  verdadeira  transformação, viver uma  novidade de  vida. andar na  plenitude da maravilhosa  graça.
  Para isso ser realidade em nós temos que dixar o Espirito Santo entrar e fazer  morada em nossos corações, Deus que operar de uma  forma profunda em cada um de nós. Cristo vivendo em nós  é uma  realidade de que  verdadeiramente nos convertemos, agora temos a mente de cristo, I Corintios 2: 16, a conversão  genuina é, Cristo  glorificado exaltado e  gerando virtude da  sua graça dentro de nós. "Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. De modo que, de agora em diante, a ninguém mais consideramos do ponto de vista humano. Ainda que antes tenhamos considerado Cristo dessa forma, agora já não o consideramos assim. Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”II Corintios 5: 14 - 17. O Espirito Santo nos  ensina  a compreender que  Cristo vive em nós, que agora somos uma nova  criatura, tendo uma certesa que vivemos uma vida como Deus  planejou para a humanidade, a verdade  que Cristo é a vida! EU TENHO A MENTE DE  CRISTO ! ALELUIA!!!  Pr. Ciro Rego Desiderio

 

 

QUANDO A IGREJA ORA DEUS OPERA!

 

                                                                                        Atos 12: 6-16

6 Ora quando Herodes estava para apresentá-lo, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias e as sentinelas diante da porta guardavam a prisão.

 

7 E eis que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz resplandeceu na prisão; e ele, tocando no lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.

 

8 Disse-lhe ainda o anjo: Cinge-te e calça as tuas sandálias. E ele o fez. Disse-lhe mais; Cobre-te com a tua capa e segue-me.

 

9 Pedro, saindo, o seguia, mesmo sem compreender que era real o que se fazia por intermédio de um anjo, julgando que era uma visão.

 

10 Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e tendo saído, passaram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.

 

11 Pedro então, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo dos judeus.

 

12 Depois de assim refletir foi à casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas e oravam.

 

13 Quando ele bateu ao portão do pátio, uma criada chamada Rode saiu a escutar;

 

14 e, reconhecendo a voz de Pedro, de gozo não abriu o portão, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava lá fora.

 

15 Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, assegurava que assim era. Eles então diziam: É o seu anjo.

 

16 Mas Pedro continuava a bater, e, quando abriram, viram-no e pasmaram                                                                                                                                         

 

 

 

  Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16. Assim era a igreja primitiva, e esse modelo tem que permanecer até a volta de Jesus Cristo.

Quando a igreja ora Deus opera maravilhas e o Espirito Santo derrama poder, a ai podemos vivenciar  a palavra profética de Jesus Cristo que disse “ As portas do inferno não prevalecem contra à igreja”. Ela fortalece crente, e os une cada dia mais, multiplica a nossa fé e nos garante vitória.    Quando Neemias soube que Jerusalém havia sido destruída, ele orou e jejuou pelo seu povo. Sua oração fez as portas se abrirem, fez o Rei lhe estender a mão e Jerusalém ser restaurada, Elias, Daniel, emfim temos muitos exemplos de oração que  nos garante que é  dessa forma que Deus responde ao seu servo.

Lutero orou pela Igreja, e veio um grande avivamento na Europa e no mundo.

Há algo que pode acontecer quando nós orarmos. Um grande Avivamento. Foi isto que aconteceu na Igreja Primitiva. Estamos precisando de um Avivamento na vida dos crentes em nossas Igrejas. Só um avivamento mudará a rotina de Igrejas, de crentes, de líderes.
Quando Elias Orou perante os 400 profetas de Baal e a multidão, a resposta veio do céu.
Muitas pessoas buscam um avivamento estranho à Palavra, sem oração. 
Avivamento não é um movimento que vem e vai, não é algo que aquece as emoções das pessoas e depois desaparece. Avivamento vem do céu, quando nós resolvermos orar. Temos que pedir a Deus o derramar do Espirito sobre a igreja, a volta dos excelentes dons, temos que ter discernimento para não sermos enganados por charlatões que andam animando plateias dizendo-se cheios do poder. É tempo de buscarmos como nos dias da igreja primitiva,a Igreja precisa decidir orar com fervor, pagar um preço. Ezequiel 22:30: "Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei. Precisamos nos voltar para o nosso Deus com oração e suplica, Ele nos ouvirá dos céus e nos sarará. Pr. Ciro R. Desiderio.


 


 

Teologia da Substituição

 



O que é a teologia da substituição?

A Teologia da Substituição é um enfoque sistemático enganoso da Bíblia, que não apenas tem desviado milhões de cristãos ao longo dos anos, mas tem também originado o mal nas mais terríveis proporções. Essa teologia teve sua participação na perseguição aos Judeus pela Igreja através dos séculos, incluindo o Holocausto, e foi também o pensamento teológico que pairava por trás do pesadelo do apartheid. A Teologia da Substituição declara que Israel, tendo falhado com Deus, foi substituída pela Igreja. A Igreja é agora a verdadeira Israel de Deus e o destino nacional de Israel está para sempre perdido. A restauração do moderno Estado de Israel é, assim, um acidente, sem nenhuma credencial bíblica. Os cristãos que crêem que tal restauração é um ato de Deus, em fidelidade à sua aliança estabelecida com Abraão cerca de 4000 anos atrás são considerados enganados. Esta é a posição básica dos adeptos dessa teologia. Erros de pensamento:

A) - O método de interpretação alegórico: a Teologia da Substituição efetivamente mina a autoridade da Palavra de Deus pelo fato de que ela repousa sobre o método alegórico de interpretação. Isto é, o leitor da Palavra de Deus decide espiritualizar o texto mesmo que o seu contexto seja literal. Isto efetivamente rouba a Palavra de Deus de sua própria autoridade e o significado do texto fica inteiramente dependente do leitor. A Palavra de Deus pode assim ser manipulada para dizer qualquer coisa! Assim, a Teologia da Substituição apoia-se na falsa base da interpretação bíblica. B) - Entendimento inadequado da Aliança: a Teologia da Substituição é apenas sustentada por aqueles que não entenderam apropriadamente a natureza da aliança abraâmica. Esta aliança é primeiramente mencionada em Gênesis 12:1-4 e depois disso repetidamente asseverada e confirmada aos patriarcas. Essa aliança é a aliança da graça pois ela inclui a intenção de Deus de redimir o mundo todo. Deus diz a Abraão: "Em ti todas as nações do mundo serão benditas. A Aliança Abraâmica é uma aliança com três elementos vitais:

1) - Ela declara a estratégia de alcançar o mundo através da nação de Israel. 2) - Ela lega uma terra como uma possessão eterna à Israel. 3) - Ela promete abençoar aqueles que abençoarem a Israel, e amaldiçoar aqueles que a amaldiçoarem.

É importante que notemos aqui que se um elemento da aliança falhar então todos os elementos também falharão. Assim, se as promessas de Deus para Israel já tiverem falhado, então igualmente devem ter falhado as promessas dEle de abençoar o mundo. Se o destino nacional de Israel foi perdido através de sua desobediência, então a Igreja também está arruinada! A desobediência da Igreja tem sido tão grande quanto a de Israel nos últimos 2000 anos. Ninguém pode negar isto! Paulo enfatiza este mesmo ponto quando ele escreve: "E digo isto: Uma aliança já anteriormente confirmada por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a pode ab-rogar, de forma que venha a desfazer a promessa. Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abraão." (Gál 3:17-18). De acordo com os teólogos da substituição, esta aliança foi anulada. Somente uma compreensão inadequada e superficial da aliança pode levar à tal conclusão enganosa. As promessas à Israel nacional são constantemente reafirmadas pelos profetas. Desta forma, Ele enfatiza a natureza de seu caráter e confirma a aliança abraâmica. Um exemplo disto é Jeremias 31:35-37: "Assim diz o Senhor, que dá o sol para a luz do dia, e as leis fixas à lua e às estrelas para a luz da noite, que agita o mar e faz bramir as suas ondas; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome. Se falharem estas leis fixas diante de mim, diz o SENHOR, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre. Assim diz o SENHOR: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo, também eu rejeitarei toda a descendência de Israel, por tudo quanto fizeram, diz o SENHOR." Assim, novamente, o fato de que o sol, a lua e as estrelas ainda estejam conosco confirma a contínua validade da aliança abraâmica e, como resultado, o destino nacional de Israel. Para que a teologia da substituição seja válida, o sol e a lua devem também ser apagados. A teologia da substituição zomba do caráter de Deus pois ela repousa sobre a premissa de que se você falhar com Deus de qualquer maneira, Ele irá te descartar... mesmo que inicialmente Ele tenha te asseverado que a Sua aliança com você é eterna. Isto soa como uma resposta tipicamente humana e não como a do Deus da Bíblia. Que nós tenhamos forte encorajamento De acordo com o leitor do livro de Hebreus, sabemos que Deus será fiel conosco, porque apesar da desobediência de Israel, Ele manteve fidelidade para com ela. Falando da aliança abraâmica ele diz: "Por isso Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento, para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta; a qual temos por âncora da alma, segura e firme, e que penetra além do véu, aonde Jesus, como precursor, encontrou por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre. segundo a ordem de Melquisedeque." (Hb 6:17-20). Note novamente que podemos saber que Deus é fiel pelo fato de Ele ter sido fiel para com Israel em tudo que Ele lhe prometeu. De fato, esta é a âncora de nossa alma.
1) - Deus não abandonou a nação ou o povo de Israel.
2) - Canaã é a terra de Israel até o dia de hoje.
3) - A Igreja não substituiu a Israel, mas a aumentou. 
" E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. - RM 11:18
4) - A restauração moderna de Israel é evidência da fidelidade de Deus às Suas promessas e é também um forte encorajamento à Igreja.
5) - A restauração de Israel culminará no governo vindouro do Messias. Portanto, a Igreja no mundo é capaz de preparar-se e de abençoar a Israel tanto quanto ela puder.
6) - A restauração de Israel à sua terra natal é o primeiro passo em direção à redenção de Israel.

Para terminar, seria bom que notássemos uma citação do Bispo de Liverpool, o Rev. J.D. Ryle: "Eu aviso que, a menos que vocês interpretem a porção profética do Velho Testamento com um significado literal simples de suas palavras, vocês não acharão ser algo fácil manter uma discussão com um judeu. Você se atreverá a dizer a ele que Sião, Jerusalém, Jacó, Judá, Efraim e Israel não significam o que eles parecem significar, mas significam a Igreja de Cristo?"

Gloria e honrra seja para sempre ao nosso Deus, ao seu filho; Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador, ao Espírito Santo que nos  ensina e nos guia. Amém.